Prêmio iG Startups: apoio à inovação e ao empreendedorismo digital

O iG, em parceria com o Blog Startupi, apresenta o seu canal de empreendedorismo digital e lança o Prêmio iG Startups 2011. O prêmio tem por objetivo apoiar a cultura empreendedora e as iniciativas de inovação, além de identificar e divulgar startups, produtos e serviços digitais dirigidos ao consumidor final.

“Inovar está no nosso DNA”, afirma Pedro Ripper, presidente do iG. “Com o Prêmio iG Startups, o portal continua apostando na inovação, dando oportunidade aos empreendedores do mundo digital – os startups – de ampliar sua presença em todas as plataformas”, acrescenta Ripper.

O Prêmio iG Startups tem abrangência nacional e podem se inscrever e concorrer startups de produtos, aplicativos, plugins e outros serviços digitais para as plataformas web, smartphones, tablets e TV conectadas. “Nosso foco são sites e serviços digitais cujo modelo de negócios seja baseado em publicidade”, explica Caique Severo, diretor de desenvolvimento editorial do iG.

As inscrições estarão abertas até o dia 9 de janeiro de 2012. Os selecionados terão direito a um pacote de incentivos que inclui consultoria tecnológica e de negócios, além da divulgação de seu produto no portal iG. O pacote de prêmios equivale a mais de R$ 60 mil.

Participe do Prêmio iG Startups 2011 – clique no menu acima da logo do prêmio!

O Prêmio iG Startups 2011 é um concurso cultural que tem por objetivo estimular a cultura empreendedora, apoiar projetos inovadores no Brasil e divulgar, através da Premiação, produtos ou serviços que se destacarem (de acordo com decisão do Júri de especialistas do mercado).

O Prêmio terá abrangência nacional e permitirá que novos talentos submetam projetos para uma Comissão Avaliadora.

O projeto vencedor receberá um convite para ser parceiro do iG, com direito a pacote de benefícios que inclui consultoria nas áreas de tecnologia, SEO, interface e usabilidade, plano de negócios e campanha de publicidade. O vencedor também terá direito a um pacote de divulgação e visibilidade no iG, além de assessoria de imprensa.

Os demais finalistas também serão premiados. Cada startup irá receber proposta de hospedagem gratuita do site no iG pelo prazo de 12 meses, pacote de publicidade no portal, descrição e link do projeto em matéria com todos os finalistas, além de troféu com identificação do concurso.

Os Participantes poderão inscrever produtos e serviços:

  • nas áreas de web e tecnologia,
  • com foco em plataformas, sites, blogs e conteúdo digital (como programas de TV conectada, tipo web TV ou smart TV)
  • ou aplicativos, widgets e plugins (web-based, mobile, tablets, tv digital, desktop),
  • envolvendo ou não e-commerce e social commerce,
  • desde que seja tudo voltado ao usuário final (tipo b2c, não b2b) e que possa ser distribuído pelos canais do iG (incluindo web, celular e TV conectada).

Regulamento do
Prêmio iG Startups2011

1. DEFINIÇÕES

1.1. “Concurso” – Prêmio iG Startups 2011” – é um concurso cultural que tem por objetivo estimular a cultura empreendedora, apoiar projetos inovadores no Brasil e divulgar, através da Premiação, os projetos que se destacarem de acordo com a decisão do Júri.
1.2. “Equipe Curadora” – será formada por 03 (três) convidados de reconhecida expertise na área de web e tecnologia, plataformas, sites, blogs e conteúdo digital (como programas de TV conectada, tipo web TV ou smart TV) ou aplicativos, widgets e plugins (web-based, mobile, tablets, tv digital, desktop), sendo 01(um) membro do iG, 01 (um) membro do Startupi e 01 (um) membro escolhido pelos dois primeiros, sendo responsável pelo cronograma, definições do regulamento e composição do júri.
1.3. “Fases” – o Prêmio terá 02 (duas) fases distintas, definidas no presente Regulamento. A Fase 1 corresponderá a fase de inscrição dos projetos e a Fase 2 será a fase de classificação final.
1.4. “Finalistas” – Os 10 (dez) Participantes escolhidos para a final do Concurso
1.5. “iG” – IG INTERNET GROUP DO BRASIL S.A., na qualidade de realizadora e organizadora do Concurso.
1.6. “Inscrição do projeto” – será feita exclusivamente pelo hotsite oficial www.startups.ig.com.br/premio2011, seguindo os procedimentos informados, no hotsite oficial, doravante denominado “Site”.
1.7. “Júri” – equipe designada a exclusivo critério da Equipe Curadora do Prêmio para indicar os 10 (dez) projetos Finalistas, será formado conforme disposto no Regulamento do Júri, documento integrante do presente Regulamento (Anexo I);
1.8. “Organizadores” – iG – Internet Group e Startupi (www.startupi.com.br) controlado pela Sixpix Content S/A .
1.9. “Participante(s)” – pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, residentes no território brasileiro, ou pessoa jurídica devidamente constituída no Brasil que efetuarem inscrição de acordo com este Regulamento.
1.10. “Patrocinador” – Pessoa física ou jurídica que, eventualmente, poderá vir a contribuir para a realização do Concurso.
1.11. “Premiação” – conforme descrito na Cláusula 7 deste Regulamento
1.12. “Projeto Vencedor” – projeto escolhido pela Comissão Avaliadora como mais qualificado dentre os Finalistas.

2. OBJETO E ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO
2.1. O Concurso terá abrangência nacional, que permitirá que novos talentos apresentem projetos para uma Comissão Avaliadora a fim de impulsionar o crescimento dessas empresas iniciantes. Para participar do Concurso, os Participantes deverão apresentar produtos ou serviços nas áreas de web e tecnologia, no universo das startups brasileiras, focadas em plataformas, sites, blogs e conteúdo digital (como programas de TV conectada, tipo web TV ou smart TV) ou aplicativos, widgets e plugins (web-based, mobile, tablets, tv digital, desktop), envolvendo ou não e-commerce e social commerce, desde que seja com foco no usuário final tipo b2c (business to consumer, produto voltado ao cliente final), não b2b (business to business, produto voltado para empresas) e que possa ser distribuído pelos canais do iG (incluindo web, celular e TV conectada).
2.2. Caberá aos Organizadores com o apoio da Equipe Curadora, a organização do Concurso, a definição do local da apresentação dos projetos Finalistas e da Premiação, a formação do Júri e a tomada de decisões irrecorríveis no âmbito do Concurso.

3. OBJETIVOS DO CONCURSO
3.1. Os objetivos que norteiam a iniciativa são: (a) Estímulo ao empreendedorismo e à inovação; (b) fomento à busca de novos projetos para o iG.

4. FASES DO CONCURSO
4.1. O Concurso compreende 2 (duas) Fases, a saber :

4.1.1. A primeira Fase do Concurso corresponde à Inscrição dos projetos e compreenderá:
a.) A apresentação de candidatura pelos Participantes, no período compreendido entre às 0h do dia 07/11/2011 às 23h59 do dia 09/01/2012, os quais deverão (i) registrar-se através do Site na sessão indicada; (ii) inscrever as respectivas “minibio” (no caso de equipe: de todos os seus membros); (iii) apresentar um descritivo do projeto (Os projetos deverão estar implementados e em funcionamento, não serão avaliados ou selecionados aqueles projetos que forem somente ideias), contendo um resumo com a explicação das principais características deste;
b.) No momento da inscrição, todos os Participantes deverão aceitar expressamente os termos deste Regulamento;
c.) Encerradas as inscrições, haverá a seleção prévia, pela Equipe Curadora de até 10 (dez) Finalistas, independentemente da área na qual estes tenham se inscrito;
d.) Selecionados os Finalistas, estes serão convidados a passar à segunda fase, para então apresentarem os seus projetos virtualmente;
e.) Os Finalistas tomarão conhecimento de sua seleção através de divulgação no hotsite www.startups.ig.com.br/premio2011 no dia 21/01/2012, a partir das 13H, e-mail ou contato telefônico.

4.1.2. A segunda Fase, Classificação Final, compreende:
a.) Consultoria virtual promovida pelos Organizadores a cada um dos Finalistas, através de telefone, e-mail ou skype, a critério dos Organizadores, a fim de auxiliar cada um dos Finalistas na apresentação de seu projeto.
b.) A apresentação individual online dos respectivos projetos pelos Finalistas, que ocorrerá em uma única sessão, conforme o calendário deste Regulamento, com a presença online de um grupo de investidores e empresários selecionados e convidados pelos Organizadores.
c.) A referida apresentação não deverá ter duração superior a 10 (dez) minutos e deve ser realizada em linguagem não técnica, em português, utilizando como suporte uma apresentação elaborada em Microsoft Powerpoint ou outro recurso audiovisual compatível que esteja disponível;
d.) Decisão final pelo Júri;
e.) Cerimônia formal de anúncio do vencedor e entrega da Premiação, que se realizará em local a ser definido pelos Organizadores, na Cidade de São Paulo.

5. CALENDÁRIO DO CONCURSO
a.) 0h do dia 07/11/2011 às 23h59 do dia 09/01/2012: Inscrições dos projetos dos Participantes no Site;
b.) 10/01/2012 a 20/01/2012: Seleção de até 10 (dez) Finalistas;
c.) 21/01/2012 às 13h: Anúncio dos 10 (dez) Finalistas no Site www.startups.ig.com.br/premio2011;
d.) 21/01/2012 a 26/01/2012: Coaching virtual pelos Organizadores;
e.) 31/01/2012: Apresentação dos projetos pelos Finalistas, decisão do Júri, Divulgação da decisão em uma grande final e exposição dos 10 (dez) projetos em local a ser definido, na Cidade de São Paulo/SP, com anúncio do Vencedor;
f.) 31/01/2012: Cerimônia formal de anúncio do vencedor e entrega da Premiação.

6. PARTICIPAÇÃO E CONDIÇÕES DE ACESSO AO CONCURSO
6.1. Constituem condições objetivas de cunho pessoal e legal de participação no Concurso:
a.) O Participante deverá ser pessoa física maior de 18 (dezoito) anos ou pessoa jurídica devidamente constituída no Brasil. Na segunda hipótese, a pessoa jurídica deverá eleger um responsável a ela vinculado para representá-la para os fins do presente Concurso.
b.) A candidatura deverá respeitar os termos e regras deste Regulamento, contendo as informações obrigatórias a seguir: nome, sobrenome, CPF e E-mail do responsável pela inscrição, telefone, endereço completo; no caso de pessoa jurídica nome da empresa, número da inscrição da empresa no CNPJ/MF, website, logotipo, categoria participante e ainda nome, sobrenome, cargo (ou função) dos demais componentes da pessoa jurídica Participante, bem como a anuência de TODOS os componentes, no caso de pessoa jurídica Participante, a este Regulamento
c.) Descrição da pessoa jurídica devidamente constituída, em se tratando de pessoa jurídica, e do sumário executivo.
d. Envio, pelo Participante, através de preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição, de seu descritivo de projeto.
e.) A confirmação das informações de sua ficha de inscrição e anuência das cláusulas deste Regulamento confirma que cada um dos Participantes, por sua inscrição, informa para todos os efeitos legais que: (i) Leu e aceita, sem reservas, todas e cada uma das regras previstas no presente Regulamento, não pretendendo contestá-lo a qualquer título; (ii) Que as idéias e conceitos apresentados no projeto são originais e de autoria do Participante, o único responsável por elas; (iii) Que nenhum dos integrantes, em caso de pessoa jurídica, ou ainda, que o Participante pessoa física não está sujeito a qualquer impedimento legal ou contratual para a divulgação das idéias, informações e modelos contidos nos projetos, seja para torná-las públicas, para divulgá-las ao Júri ou aos Organizadores, nem mesmo para aplicá-las no projeto apresentado; (iv) Que o projeto proposto é lícito, não sendo ofensivo à lei, ordem pública ou bons costumes, nem viola direitos autorais ou de qualquer outra espécie; (iv) Que o representante da pessoa jurídica Participante está autorizado pelos demais participantes a representar a referida pessoa jurídica, apresentando para tanto uma procuração com firma reconhecida das pessoas físicas e dos representantes das pessoas jurídicas e anexando o documento constitutivo da empresa para verificação, ficando desde já acordado que, mediante a análise de tais documentos, os Organizadores poderão vetar a participação da pessoa jurídica Participante, a seu exclusivo critério.
f.) Cada Participante deverá, ainda, discriminar se dispõe de patrocinadores ou parceiros, ou ainda se, por qualquer outra forma, já angariou capital para a implantação do seu projeto. Caso isto venha a ocorrer após a apresentação da inscrição, deve o Participante, em prazo que não exceda 5 (cinco) dias úteis a contar da divulgação dos Finalistas, informar aos Organizadores essa circunstância, montante e natureza dos apoios recebidos, sendo que a existência de eventuais patrocínios não inviabiliza, nem impossibilita a participação do Participante no Concurso, servindo apenas para registro, sob pena de desclassificação do Participante.

6.2. Constituem condições objetivas de cunho técnico-financeiro para participação no Concurso: a.) Que os projetos apresentem produtos ou serviços escaláveis de acordo com as plataformas listadas em 2.1, envolvendo ou não e-commerce e social commerce, desde que seja com foco no usuário final (tipo b2c, não b2b) e que possa ser distribuído pelos canais do iG (incluindo web, celular e TV conectada);
b.) Que os projetos apresentem produtos ou serviços escaláveis em plataforma da internet com demanda mundial;
c.) Que o projeto proposto seja desenvolvido em território brasileiro e que o respectivo centro de operações ocorra no Brasil.

6.3. Cada Participante poderá participar do Concurso com mais de um projeto

6.4. Em caso de inscrição de projetos com conteúdo idêntico, será considerado apenas aquele que tiver sido primeiramente recebido no Site, independentemente do Participante que a enviou, sendo desclassificado o outro.

6.5. Os Organizadores não se responsabilizarão pelas inscrições e projetos enviados sem observância a este Regulamento, ou que não tenham sido recebidos em virtude de limitações técnicas, tais como transmissão de dados incompleta, servidor defeituoso, queda nas linhas telefônicas ou em provedores de acesso à internet, bem como situações que caracterizem caso fortuito ou força maior.

6.6. Serão automaticamente desconsiderados e desclassificados as inscrições e os projetos enviados fora do prazo descrito na Cláusula 5 acima.

7. PREMIAÇÃO
7.1. Ao projeto vencedor será oferecido um contrato de parceria com o IG e um pacote de benefícios que inclui 4 (quatro) horas mensais de: consultoria em tecnológica; consultoria em SEO; consultoria em interface e usabilidade; consultoria de negócios; campanha de publicidade no iG, pacote de visibilidade no iG com aparições na homepage, menções em editorias, destaques em canais; 1 (uma) ação de assessoria de imprensa; 4 (quatro) horas de uso de sala de reunião na sede do iG; bate-papo com o presidente do iG; troféu com identificação do Concurso.

7.2. Os demais 9 (nove) Finalistas receberão: hospedagem gratuita do site no iG pelo prazo de 12 meses; pacote de publicidade no iG; descrição e link do projeto em matéria com todos os finalistas ; troféu com identificação do Concurso.

7.3. Não estão incluídos na Premiação os seguintes itens: transporte, hospedagem para usufruir dos prêmios, gastos com viagens.

7.4. Caso o Vencedor e/ou os demais Finalistas não reclamem os prêmios no prazo de 60 dias após a divulgação do Vencedor, perderá o direito de usufruir do prêmio.

5.5. Em hipótese alguma o Vencedor e/ou os demais Finalistas do Concurso poderá(ão) trocar seu prêmio ou recebê-lo em dinheiro.

8. COMISSÃO AVALIADORA E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
8.1. A avaliação das candidaturas ao longo de cada uma das Fases do Concurso é efetuada pelo Júri, tal como descrito no Regulamento do Júri;
8.2. Cada um dos Participantes, ao aceitar este Regulamento estará, por livre e espontânea vontade, aderindo às condições nele previstas e se comprometendo a acatar as decisões dos Organizadores, das Equipes Técnicas e do Júri como incontestáveis.

9. CONFIDENCIALIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL
9.1. Os Organizadores não poderão e não tomarão quaisquer medidas com vista a proteger ou assegurar a confidencialidade e outros eventuais direitos dos Participantes do Concurso, pelo que a proteção de tais direitos constitui responsabilidade exclusiva dos próprios Participantes.
9.2. Os Participantes estão cientes de que, conforme o previsto no artigo 8ºda Lei 9610 de 1998, idéias não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata a referida lei.
9.3. Inexistem vínculos de quaisquer natureza entre os Organizadores e os Participantes. Assim, os Participantes podem apresentar seus projetos e idéias para qualquer outra empresa. Por outro lado, considerando que idéias ofertadas pelos Participantes já podem estar sendo desenvolvidas, os Participantes e Organizadores aceitam que ambos podem desenvolver projetos similares aos apresentados sem quaisquer danos ou ônus, independentemente da natureza, tanto para os Participantes quanto para os Organizadores.
9.4. Ao participar do Concurso, todos os Participantes concedem ao iG o direito de preferência de parceria para desenvolvimento do projeto, a exclusivo critério do iG, por um prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da cerimônia de premiação do Concurso;
9.4.1. Em caso de interesse por parte do iG, este enviará proposta aos Finalistas e/ou outros Participantes, descrevendo suas condições de parceria.

10. INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO
10.1. Quaisquer dúvidas relativas à interpretação e aplicação do presente Regulamento serão exclusiva e definitivamente esclarecidas pelos Organizadores através do Site.
10.2. Casos omissos serão decididos pelos Organizadores, sendo as decisões destes soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. Este Concurso tem cunho exclusivamente cultural e a participação nele não está subordinada a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos Participantes, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, de acordo com o disposto no art. 3º, II, da Lei nº 5.768/71 e art. 30, do Decreto nº 70.951/72.
11.2. Ao inscrever-se para participar do Concurso, nos termos deste Regulamento, o Participante estará automaticamente autorizando o iG a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa.
11.2.1. As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte do iG.
11.3. Pelo simples ato de inscrição neste Concurso, o Participante autoriza, reconhece e aceita que os seus dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio do formulário de participação, poderão ser utilizados pelo iG para os fins necessários à adequada realização deste Concurso, sem que qualquer valor seja devido ao Participante.
11.4. O Participante, neste ato, assume plena e exclusiva responsabilidade pelo projeto que apresentar, por sua titularidade, originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, além de eventuais despesas com o desenvolvimento e realização do projeto, eximindo o iG de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações. O Participante declara, ainda, que os materiais referentes ao projeto não conterão qualquer referência aos Organizadores, ou aos Patrocinadores, ou citação de qualquer produto ou serviço dos mesmos.
11.4.1. Os projetos apresentados em desconformidade ao disposto na Cláusula 11.4. acima serão desclassificados imediatamente após ciência dos Organizadores em relação ao descumprimento ao presente Regulamento.
11.5. O Participante reconhece e aceita expressamente que o iG, seus patrocinadores e/ou parceiros comerciais não poderão ser responsabilizados por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Concurso ou da eventual aceitação dos prêmios.
11.6. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro ou motivo que esteja fora do controle dos Organizadores e que comprometa a realização do Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.
11.7. Estão impedidos de participar do Concurso funcionários dos Organizadores e Patrocinadores, seus parentes até terceiro grau ou pessoas que de alguma forma participem, direta ou indiretamente, da produção do Concurso, bem como parentes até terceiro grau destas pessoas.
11.8. Casos omissos neste Regulamento serão tratados e definidos pelos Organizadores.
11.9. A participação neste Concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.
11.10. Fica eleito o foro da Comarca de São Paulo, Capital, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas deste Regulamento, cabendo à parte vencida, em demanda judicial, pagar os honorários de advogado da parte vencedora, além das despesas judiciais e extrajudiciais.
11.11. Cópia deste Regulamento poderá ser obtida no Site.

Os avaliadores convidados para fazer a seleção dos finalistas são empreendedores e investidores reconhecidos nas áreas de abrangência do prêmio. Aos poucos, vamos publicando a relação.

Outra forma de estabelecer um compromisso público para a qualidade do Prêmio, e também proporcionar um maior alcance da oportunidade, estamos convidando uma série de entidades cujo trabalho admiramos, para que demonstrem apoio como sinal de que recomendam o Prêmio para seus públicos.



Vencedor: Benfeitoria (conheça neste post).
Finalistas: Minha Saúde Online, Boa Lista, Xogo Gaming Network, Cia das Mães, Fatodoc, Cidade Democrática, Kero Carro, Viva Cinema, Unicaronas. Leia mais neste post.