Como não fazer o trocadilho do título depois de ouvir comentários de algumas pessoas e de ver o texto do Daniel Belalian (co-fundador e designer de experiência do usuário na ideias.me)? Ele apontou uma série de fatores que vem dando novas perspectivas aos empreendedores e inovadores da região.

Para quem quer estar por dentro, recomendo a leitura. Segue o texto que ele enviou pra gente divulgar.

Imagens e texto abaixo: Daniel Belalian, em StartupMS.

Já acompanhei de perto o cenário de startups em São Paulo e Porto Alegre e me surpreendi com o cenário disruptivo que vi em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na última quinta-feira (1). O auditório doPortal Educação se transformou em um coliseu e reuniu gladiadores corajosos para confrontar seus modelos de negócios em busca de feedback qualificado de um TIME A+ de consultores. Na bancada estavam Cassio Espina (Anjos do Brasil), Marcos Simões e Clarissa Monteiro (Endeavor), e também os sócios do Portal Educação, André Akagi, Ricardo Nantes e Guilherme Dias, que não pouparam suas palavras para lapidar cada empreendedor em 7 minutos de pitch e 10 minutos de feedback.

A batalha começou às 8h e objetivo era claro: sair dali ao meio dia depois de muito suor e não se render, não desanimar para buscar novas estratégias e parcerias dali para frente. Ninguém queria sair para o coffebreak, até mesmo os feedbacks de outras startups compartilhados no evento faziam você repensar os caminhos da sua empresa. 10 Startups se apresentaram e todas sairam desnorteadas, mancando, com algumas feridas, apesar disso todas voltaram para casa com saldo positivo.

Foi muito importante ter participado e os comentários ajudarão em muito a Uzinga, já conversei com o pessoal do desenvolvimento e já estamos implantando algumas idéias que rolaram nesse dia” Fernando Jubila – Uzinga

Para Equipe Troca Promo, foi muito importante participar de eventos como o Demoday, o grupo Startup MS está de parabéns pela iniciativa e organização, agradecemos também o Portal da Educação que abriu a portas para nós, e mesmo hoje, sendo uma grande e reconhecida empresa por todos, não esquece o quanto é importante apoiar empresas, idéias e projetos no início, o TrocaPromo saiu fortalecido por receber os feedbacks necessários, que com certeza melhorarão em muito nossos produtos e nosso negócio”
Thiago Zarza Ribas, Troca Promo

Fechamos o ciclo que faltava para o cenário do empreendedorismo tecnológico no Mato Grosso do Sul, e agora teremos mentores e investidores locais para acelerar o processo de amadurecimento de boas ideias e empreendedores. Guilherme Junqueira (Líder do Grupo StartupMS)Jera

Foi uma experiência interessante. Analisando o que nos foi dito, conseguimos ver com um pouco mais de clareza o que precisamos fazer para que nosso negócio caminhe em direção ao que queremos. Na fase que estamos, é muito bom ter a opinião de quem entende de negócios e está vendo com outra perspectiva.” Ney Ricardo, Pega Plantão

Quem não participa dos eixos centro-sul muitas vezes é fadado ao desânimo quando se fala em inovação e tecnologia, principalmente nós sul-mato-grossenses, que nos acostumamos com o agrobusiness. É ai que enxergo a grande ruptura que este evento nos trouxe. Definitivamente fincamos a bandeira do empreendedorismo digital no Mato Grosso do Sul e provamos que não é preciso partir para grandes centros ou mudar de país para criar negócios de alto impacto e respirar um ambiente de inovação.

Nosso objetivo não é glorificar nenhuma instituição ou guru de startups, queremos criar uma nova alternativa para quem é criativo, empreendedor e apaixonado pelo mercado digital. Estamos quase lá.

O ano de 2012 ainda reserva muitas surpresas como a Incubadora Tecnológica de Campo Grande, a Lei Municipal de Inovação e a parceria com a Anjos do Brasil. Se eu fosse você, pensaria seriamente em se mudar para Campo Grande para tocar sua startup. Saiba que será recebido com muito calor, tereré e uma série de profissionais talentosos dispostos a abrir escritórios e mesas de reunião em troca de parcerias, feedback e muita motivação.

Clique aqui para ver mais fotos do Demo Day em Mato Grosso do Sul.