Intel Capital, braço global de investimentos estratégicos da Intel, anunciou hoje um investimento na ELike, desenvolvedora carioca que criou a primeira plataforma multi-lojas de comércio social para o Facebook no Brasil. O Meu Shopping, plataforma da ELike, já congrega grandes marcas e uma base instalada de mais de 70 mil usuários do aplicativo.

O Meu Shopping congrega uma plataforma social de comércio eletrônico que propicia a varejistas e grandes marcas uma oportunidade para explorar canais sociais na Internet. Em apenas um ano, a plataforma consagrou-se como principal ferramenta de e-commerce social para grandes marcas, e já conta com mais de dez lojas virtuais em atividades. Marcas como Richards e Hope já se beneficiam dos benefícios promovidos pelo Meu Shopping. Nos próximos 12 meses, a ELike pretende expandir seu portfólio para cerca de 50 grandes marcas.

Fundada em 2011 pelos empreendedores Flavio Berman, Tatiana Albuquerque e Raphael Lassance, no Rio de Janeiro, a ELike lançou o Meu Shopping em julho do mesmo ano, com a proposta de funcionar como um agregador de marcas premium na maior rede social do planeta. O objetivo do Meu Shopping não é somente aumentar as vendas online através de lojas no Facebook, mas também conectar os fãs da marca dentro de um contexto social para promover engajamento e relacionamento entre clientes e marcas.

O Meu Shopping é um aplicativo no Facebook que funciona como um “shopping virtual”, agregando em uma mesma plataforma grandes marcas e varejistas. Cada loja é gerida de forma independente, e cada varejista tem total controle sobre os itens expostos na loja virtual, promoções e estoque. A plataforma, altamente customizável, permite a criação de lojas virtuais que tenham a cara e o jeito de cada uma das marcas.

Além de hospedagem em ambiente seguro e dimensionada para receber grandes picos de acesso, integração às principais plataformas de pagamento e sistemas anti-fraude do país, o Meu Shopping também conta com uma série de ferramentas sociais, como sistemas de recomendação e compartilhamento, lista de desejos, lista de aniversários, e-gift cards e outras ferramentas que exploram as oportunidades da rede social. O acesso à loja se dá de duas formas: ou por meio da fan Page das marcas ou pelo próprio aplicativo, que depois de instalado a 1ª vez, fica registrado no ‘bookmark’ de aplicativos do usuário no Facebook;

Com o amplo crescimento das oportunidades de e-commerce em plataformas sociais, a ELike decidiu buscar um investidor que pudesse agregar vantagens ao negócio e possibilitar a rápida expansão da base de clientes. “A Intel Capital chamou nossa atenção por ser um fundo voltado exclusivamente à inovação em tecnologia com ampla experiência no mercado brasileiro”, disse Tatiana Albuquerque, CEO da ELike. “Como uma empresa do portfólio da Intel Capital, poderemos nos beneficiar do extenso network global da Intel Capital e também contar com suporte especializado na inovação em plataformas inteligentes de comércio eletrônico.”

Para a Intel Capital, o perfil inovador da plataforma, aliado ao acelerado crescimento do número de brasileiros na rede social Facebook fez da ELike uma oportunidade interessante de investimento. “Estamos vendo uma grande conversão das plataformas sociais do ponto de vista de consumo, e o Meu Shopping traz um modelo interessante e bastante inovador, diferente de tudo o que temos visto ao redor do mundo” disse David Thomas, diretor geral da Intel Capital na América Latina. “O modelo do Meu Shopping faz uso de inteligência de mercado e componentes sociais para maximizar os resultados das marcas dentro do shopping virtual, um diferencial competitivo importante para os parceiros da empresa.”

Com o aporte, a ELike planeja investir em inovação e tecnologia com o objetivo de continuar a inovar dentro da plataforma Meu Shopping, com a adição de novos recursos e ferramentas que ajudarão as marcas parceiras a explorarem todo o potencial comercial das redes sociais. A empresa também está buscando novos talentos para incrementar seu time de desenvolvimento e manter-se competitiva em um mercado que apresenta forte expectativa de crescimento nos próximos anos.

Desde que começou a atuar oficialmente na região, em 1999, a Intel Capital tornou-se um dos principais fundos de investimento voltados à tecnologia e inovação da América Latina. Nos últimos treze anos, a empresa já investiu em mais de 40 empresas na região, sendo mais de 25 investimentos realizados no Brasil. Em 2011, a Intel Capital dobrou seu time de investidores e realizou diversos novos aportes no país.

Sobre a ELike

A ELike é uma start-up de soluções de social commerce, constituída em março de 2011, pelos empreendedores Tatiana Albuquerque, Flavio Berman e Raphael Lassance com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro a oportunidade de exponencializar suas receitas provenientes dos canais sociais virtuais através de ferramentas pioneiras no mercado brasileiro.

A plataforma ‘Meu Shopping,’ desenvolvida pela ELike, foi lançada em 4 de julho de 2011 e disseminou o conceito de F-Commerce (comércio dentro do Facebook ) no Brasil. Isto posicionou a empresa como referência através dos principais veículos de comunicação do país e  conferiu à mesma reconhecimento do Facebook Brasil.

O Meu Shopping funciona como uma plataforma social de comércio eletrônico para as marcas como também um aplicativo único para usuários do Facebook.

Experimente:

 

Sobre a Intel Capital

A Intel Capital, a organização de investimentos estratégicos e fusões e aquisições globais da Intel, concentra seus investimentos em novas empresas que busquem a inovação tecnológica em todo o mundo. A Intel Capital investe em uma ampla gama de empresas que ofereçam hardware, software e serviços para os segmentos empresariais, mobilidade, saúde, Internet, mídia digital, manufatura de semicondutores e tecnologias limpas. Desde 1991, a Intel Capital já investiu mais de US$ 10,4 bilhões em mais de 1212 empresas em 51 países. Nesse período, 194 empresas do portfólio tornaram-se públicas em várias bolsas de valores de todo o mundo e 289 foram adquiridas ou participaram de fusões. Em 2011 a Intel Capital investiu cerca de US$ 526 milhões em 158 investimentos, com aproximadamente 51% da verba sendo investida fora dos Estados Unidos e Canadá. Para mais informações sobre a Intel Capital e suas vantagens diferenciadas, favor visitar www.intelcapital.com.

Siga a Intel no Twitterwww.twitter.com/intelbrasil