Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma competição de modelos de negócios idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O objetivo da competição é estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador.

A competição conta ainda com eventos presenciais de conteúdo, como um workshop de empreendedorismo com Shailendra Vyakarnam (Diretor do Centro de Ensino de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido) e o workshop de modelos de negócios e metodologia lean.

O evento engloba o público interessado em empreendedorismo tecnológico, especialmente a comunidade acadêmica – alunos da graduação ou pós-graduação. Ao longo de três meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seu modelo de negócios de maneira criativa e condizente com a realidade empresarial. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos.

Neste ano, o Desafio Unicamp é aberto à comunidade acadêmica e envolve alunos da graduação e pós-graduação de todo o país. As inscrições gratuitas vão de 5 a 30 de março e devem feitas pelo site do Desafio Unicamp. Para participarem, os alunos devem montar equipes de três a cinco pessoas. Em seguida, cada grupo escolhe uma tecnologia – desenvolvida na Unicamp e protegida por meio de patente ou programa de computador – e inicia as etapas para a construção do modelo de negócio. Algumas tecnologias pré-selecionadas por especialistas da Inova Unicamp ficarão disponíveis no site do evento, como sugestão.

Na edição anterior, a equipe vencedora do Desafio Unicamp foi finalista do Prêmio Santander (confira).