A plataforma de organização de eventos Evenka, lançada em julho de 2011, já foi utilizada para transacionar 50 mil ingressos de mil eventos e aposta em novas funcionalidades para crescer em 2013.

A empresa, que recebeu subvenção da Finep (Prime) e dois aportes da HarpiaVentures (o último em outubro de 2012, o que perfaz um total de R$ 2 milhões), posiciona-se de forma diferente, não apenas como uma máquina de ingressos, mas como um sistema maleável.

 O número de eventos organizados no país não pára de crescer, devido ao aumento de renda e melhor distribuição geográfica da população. Apenas no último ano, o aumento foi de 43% segundo a Alatur e a tendência deve continuar. Enquanto empresas de grande porte têm diversas soluções em mãos, pequenos e médios organizadores de eventos não contam com ferramentas para auxiliar nas várias atividades importantes para que tudo saia de maneira perfeita.  Entretanto, a grande maioria dos eventos são realizados por empresas de pequeno e médio porte.

Pensando nesta característica do mercado de eventos, a Evenka criou ferramentas em que retêm um pequeno percentual da receita dos eventos, mas em compensação está presente em um número milhares de vezes maior, e sem correr o risco dos eventos. “É melhor ganhar 5% de um milhão de eventos sem correr os riscos e com custo do que 50% de 10 eventos, assumindo todo o risco do evento”, diz Marcus Seves, CEO da Evenka.

O caráter inovador e a visão de futuro da empresa chamou a atenção da  HarpiaVentures Participações, que já conta com nove empresas investidas e investiu R$ 2 milhões para o desenvolvimento, teste e melhora das ferramentas da Evenka, e que agora divulgará sua versão 2.0.  Marciliano Freitas, diretor da HarpiaVentures, afirma que a expectativa é que a Evenka apresente crescimento ainda mais acelerado com o lançamento da nova versão de sua plataforma no final do ano.

Diferenciais para os organizadores de eventos

“A maioria das coisas que vemos no mercado reduz-se à bilheteria, copiando coisas lá de fora, já antigas, sem atentar para a evolução do mercado, que demanda agora ferramentas específicas para os diferentes tipos de eventos”, explica Marcus. “Também a linguagem associada a um show de música, por exemplo, é completamente distinta da linguagem utilizada em um seminário”, completa o CEO. O site da Evenka faz as adaptações necessárias. A estratégia da startup é agregar valor com funcionalidades específicas para cada tipo de evento.

Um dos diferenciais da Evenka é sua ferramenta de gerenciamento de conteúdos apresentados em eventos como seminários, palestras etc. “Nossa ferramenta facilita o relacionamento com os palestrantes e a distribuição dos conteúdos para os presentes”, descreve Seves. “Além disso, os eventos possuem em geral inúmeras vezes mais interessados em consumir aquele conteúdo do que quem realmente pôde comparecer ao evento. Agora imagine poder disponibilizar virtualmente o conteúdo de um seminário para venda online para os interessados que não puderam estar presentes?”

O cliente da Evenka e os organizadores de eventos podem realizar várias atividades de graça, como definir e realizar campanhas de e-mail marketing, divulgar os eventos nas redes sociais, vender qualquer tipo de ingresso e de quaisquer outros itens relacionados ao evento que desejar, e pode monitorar as vendas em tempo real. A remuneração da Evenka ocorre de uma pequena taxa de serviço sobre a venda dos ingressos e de quaisquer outros itens associados ao evento.

A Evenka participou do Programa Primeira Empresa – PRIME, da agência governamental de fomento à inovação Finep.

Baixo Custo

A Evenka, em função do grande número de usuários, conseguiu negociar os melhores contratos com os meios de pagamentos disponíveis no mercado. “Nossas taxas são as menores do mercado, sendo em média 25% a 30% menores, além de disponibilizarmos todos os meios de pagamento”, afirma Seves. Além disso, a Evenka é a única a oferecer a opção de parcelamento das compras com possibilidade de antecipação dos recebimentos neste segmento.

Segurança Tecnológica e comercial 

“Oferecemos uma grande segurança aos nossos usuários e estamos muito tranquilos nestes dois pontos.Temos uma plataforma robusta utilizada por milhares de organizadores e também estamos capitalizados”, ressalta Marcus. A empresa também disponibiliza atendimento via call center para seus clientes e usuários.

Expectativas 

Com mais de 2,5 mil organizadores que já utilizaram a plataforma, mais de mil eventos realizados e mais 50 mil ingressos já transacionados, a Evenka é a maior do segmento de ferramentas Software as a Service (SaaS) para organização online de eventos no Brasil. “A empresa agora espera alcançar duas metas: crescer a base de usuários em 10 vezes e atingir cinco milhões de ingressos vendidos até 2015. “Isto será possível a partir da continuidade do lançamento de ferramentas que permitam diminuir cada vez mais o trabalho na organização e aumentar os lucros dos organizadores e da própria Evenka”, diz Seves.  Expandimos a equipe de vendas e de marketing e  2013 deverá ser ano de crescimento acentuado para a Evenka”, finaliza Seves.