edelman-trust-2009Um estudo da Edelman chamado de Trust Barometer divulgado na semana passada no Fórum Social Econômico Mundial em Davos mostra um brasileiro otimista em relação s empresas. A pesquisa, que foi realizada após a eleição do presidente americano Barack Obama, é mundial e está em sua décima edição.

Os brasileiros, junto com os países do Bric, está entre os povos que mais confiam nas empresas. Uma explicação seria que nesses países a crise foi mais amena do que a registrada em boa parte dos países mais ricos.

O governo também está melhor avaliado pelo brasileiro do que a média mundial. Muito provavelmente pois ano passado o Brasil recebeu “investment grade” e também devido s novas descobertas de petróleo na camada pré-sal.

Interessante também notar que muita gente prefere que o governo seja a grande mão que controla o mundo. Talvez seja reflexo da crise econômica as pessoas preferirem um mercado mais regulamentado. Particularmente prefiro um mercado mais aberto.

Pra finalizar, o texto no blog Expressão de Ideias da Edelman, nos dá alguns números sobre investimentos estrangeiros no país: 45 bilhões de dólares em 2008, o que superou expectativas do BC e representa um bom crescimento em relação a 2007 (US$ 34,5 bi).